lundi 4 mai 2009

Ev.E - Vanessa donne ses impressions de Nice

Caros alunos e leitores,
Acho interessante colocar para vocês aqui um pouco da vivência da minha aluna Vanessa que está na França, em Nice, para seu aprendizado deste idioma que amamos e também pela experiência de viver em outro país.Perceber tudo o que há de novo e as coisas de que sentimos falta.Boa Leitura.

Vanessa, segue seu primeiro relato.

Bonne chance là-bas...


"Niuza! adorei o recadinho para mim no Blog!

Pode deixar que contarei sim minhas aventuras por aqui... e, de fato, como o site indicado diz: explorar Nice é maravilhosamente gostoso!

Temos praças belas, o azul do mar é azul turquesa e o sol está sempre a sorrir no céu, velhinhos nas ruas, crianças a brincar na orla, cachorros passeando! Estou encantada! E acho que posso afirmar que, de fato, o ritmo e as características das pessoas e da vida no sul do país sao um tanto quanto especiais!

No fim dessa semana completo um mês em Nice e nesse curtinho tempo já pude viajar para Monaco e Cannes. So de viajar aqui nos arredores percebi que o povo, por viver no litoral e pelo clima ser mais ameno (o sol por aqui comeca a esquentar, estamos tendo dias de 28 graus!), é bastante simpático e receptivo. Outra coisa positiva para fazer com que os dias e as experiências sejam sempre agradáveis - que na verdade nao sei se é tão positiva pro meu aprendizado do francês - é a questao de ser também um local explorado para o turismo durante o ano inteiro! Ja vi de tudo por aqui: japonês, chinês, turcos, latinos, brasileiros, norte-americanos... diferentes povos da Bélgica, Austrália, Tunísia, Holanda, Hungria, Suécia, Suíça...! ulala... acho que uns 50% da populaçao da cidade é de imigrantes, o resto é de franceses, hehehe. Mas enfim... estou tendo uma experiência agradável, principalmente porque na casa da minha 'mère' estamos agora tentando falar somente em francês, mesmo com as outras intercambistas que também moram no apartamento... e tive a sorte de encontrar muitas pessoas do bem e de me adaptar facilmente com a cidade, porque também... nao é naaaaada chato viver perto do mar mediterrâneo! hehe. Mas acho que o tempo tá passando tao rápido, que às vezes até me assusto... se brincar esses meus 5 meses aqui vão passar quase como um susto, e quando eu perceber: voilà! estou de volta no Brasil! Me lembro de você contar da experiência da Larissa, que o tempo voou, e realmente... o tempo por aqui passa rápido, rápido, rápido, e a gente nem vê!

Tomo um 'bol' de leite todos os dias pela manhã aqui... hehehe e já tinha escutado a expressao 'j'en ai ras le bol', mas a minha favorita é: 'ce ne sont pas vos oignons!' - (ai, nao sei se escrevi certo, estou tentando escrever sem olhar as anotacoes... espero que esteja certo!) mas, estou me divertindo muito com o francês... é meu primeiro mês e a minha atividade com a língua começa a ficar 'menos' papa-capim e um pouco mais compreensível.

Eu sinto saudade do arroz com feijao e do pão fresquinho pela manha..., sinto saudade também de banana! o gosto nao é o mesmo! blect! rs. :)

Eu estou feliz e podemos sempre manter contato por aqui! x}

Um beijo meu, Vanessa. "

2 commentaires:

  1. Zut, c'est vrai! Nice, c'est comme un paradis..
    Les bonnes choses passent en un instant, mais durent temps nécessaire pour devenir inoubliable!
    Profites Nice, Vanessa!
    bizous

    Como deve tá escrito tuuuuuudo errado ( e eu sei disso :P ), vou colocar a tradução do que eu queria falar! hehehe


    É verdade! Nice é como um paraíso... As coisas boas passam rápido mesmo, mas duram o tempo necessário para se tornarem inesquecíveis. Aproveite Nice, Vanessa! Beijos


    Débora! ;)

    RépondreSupprimer
  2. Bravo Débora!!
    Tu n'as pas eu de fautes graves, tu as simplement oublié le mot "le" avant le mot temps et pour le verbe profiter, à l'impératif on enlève le "s" à la deuxième personne.(Profite Nice)
    Je suis très fière de toi qui vient de commencer les classes de français...
    Gros bizou...

    RépondreSupprimer

Desde já agradeço a todos que deixaram e que venham a deixar aqui seu comentário. Caso não tenha interesse pelo FLE, não deixe mensagens de SPAM,
Merci à tous,
Niuza